Câmpus Gravataí e NTE/SMED realizam aula inaugural do Projeto de Extensão Formação Docente em Robótica Educacional

O projeto tem por objetivo realizar uma formação técnico-pedagógica docente com foco na abordagem da Robótica Educacional aos profissionais de educação da rede municipal de ensino de Gravataí/RS.

Aconteceu na noite da última quarta-feira, 14 de setembro, a aula inaugural do Projeto de Extensão “Formação Docente em Robótica Educacional”, uma parceria do Câmpus Gravataí com a Prefeitura de Gravataí, por meio do Núcleo de Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação.

O evento foi realizado no auditório do Câmpus Gravataí e contou com a participação da Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SMED) do município de Gravataí, Profa. Patrícia Buhler; do Chefe do Departamento de Administração e Planejamento da unidade, Guilherme da Silva Aguiar; da equipe do Núcleo de Tecnologias Educacionais da SMED/Gravataí, Profa. Tuane Dihl e Profa. Vanessa Escher; da Coordenadora de Tecnologia e Desenvolvimento de Talentos da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT) do município de Gravataí, Profa. Nayala Silva Ramos; do Coordenador do Projeto de Extensão e Laboratório de Prototipagem IFMaker, Ademir Dorneles de Dorneles e cursistas.

O Projeto de Extensão Formação Docente em Robótica Educacional está vinculado ao Laboratório de Prototipagem IFMaker – Gravataí e tem como objetivo realizar uma formação técnico-pedagógica docente com foco na abordagem da Robótica Educacional aos profissionais de educação da rede municipal de ensino de Gravataí/RS,  preferencialmente atuante na modalidade do 6º ao 9º ano do Ensino.

Além da Formação em Robótica Educacional, no primeiro semestre deste ano, outros dois cursos foram realizados no âmbito da  ação intitulada “Formação Docente em Metodologias de Ensino Inovadoras”, o primeiro com foco na abordagem da aprendizagem criativa e o segundo com foco na inserção da cultura maker na educação, ambos tendo como viés a contextualização de possibilidades e intervenções pedagógicas fundamentadas nas tecnologias educacionais e em projetos inovadores de aprendizagem.