Ação extensionista promovida pelo Laboratório de Prototipagem IFMaker realiza  o 1º Scratch Day do Câmpus Gravataí

O evento foi realizado nesta segunda-feira (23) e contou com a participação de cerca de 80 estudantes da Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti.

O IFSul – Câmpus Gravataí, por meio de ação extensionista promovida pelo Laboratório de Prototipagem IFMaker e com o apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional da 28ª Coordenadoria Regional de Educação, realizou nesta segunda-feira (23) o seu 1º Scratch Day. Na oportunidade o Laboratório IFMaker ofertou quatro oficinas de iniciação ao pensamento computacional e programação com Scratch para a Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti.

As oficinas foram elaboradas e ministradas pelos alunos monitores do Laboratório de Prototipagem IFMaker – Gravataí, Bruno Ósio Jerônimo e Maria Eduarda Pinheiro Bastos  com o apoio e supervisão do coordenador do projeto, servidor Ademir Dorneles de Dorneles (Coordenador do Laboratório); pelo representante do NTE da 28ª CRE, Antônio José Maranghello Jr; e pala Coordenadora Pedagógica da E.E.E.M Tuiuti, Profa. Mara Mendes.

A ação foi executada na unidade, oportunizando a cerca de 80 estudantes do ensino fundamental e médio da Escola Tuiuti conhecer as dependências do Câmpus Gravataí, bem como ter contato com a tecnologia e o pensamento computacional.

O evento contou com a presença da coordenadora da 28ª CRE, Sra. Marilza Pacheco Ramos; da coordenadora do NTE da 28ª CRE, Profa. Suziane Almeida Toffolli; e da diretora da  Escola Estadual de Ensino Médio Tuiuti, Profa. Geovana Rosa Affeldt. A Semana do Scratch foi celebrada global e oficialmente de 15 a 21 de maio pela Fundação Scratch. O Scratch é uma ferramenta gratuita, que possibilita o estudo de linguagem de programação visual baseada em blocos de forma lúdica e intuitiva. A ferramenta foi desenvolvida pelo grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab da universidade americana Massachusetts Institute of Technology – MIT, com o intuito de ensinar lógica de programação com rápido aprendizado, de forma que qualquer pessoa, mesmo sem nenhum conhecimento anterior, seja capaz de programar.