Câmpus Gravataí realiza aula inaugural da 3ª Edição do Projeto de Extensão Formação Docente em Robótica Educacional

O projeto, em parceria com o NTE/SMED Gravataí e a 28ª CRE, está em sua terceira edição e tem como objetivo proporcionar uma formação técnico-pedagógica aos profissionais de educação da rede pública, com ênfase na abordagem da Robótica Educacional.

Aconteceu na noite da última segunda-feira, 19 de agosto, a aula inaugural do Projeto de Extensão “Formação Docente em Robótica Educacional”, uma parceria entre o Câmpus Gravataí, o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Secretaria Municipal de Educação de Gravataí (SMED) e a 28ª Coordenadoria Regional de Educação (28ª CRE).

O evento foi realizado no auditório do Câmpus Gravataí e contou com a participação da Diretora Pedagógica da SMED, Dariene Farias; da Coordenadora do NTE/SMED, Tuane Dihl; dos Assessores Pedagógicos do NTE/SMED, Guiomar de Souza, Sandra Araújo e Ricardo Costa; da Assessora Técnica da SEDUC/RS, Suziane Toffoli; das Assessoras Pedagógicas da 28ª CRE, Daisy Costa Faria e Joice Behenck Evaldt; do Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão da unidade, Fernando Abrahão Afonso; do Coordenador do Projeto de Extensão e do Laboratório de Prototipagem IFMaker, Ademir Dorneles; e dos cursistas.

O Projeto de Extensão Formação Docente em Robótica Educacional está vinculado ao Laboratório de Prototipagem IFMaker – Gravataí e tem como objetivo proporcionar uma formação técnico-pedagógica para educadores da rede pública. O foco é na abordagem da Robótica Educacional, explorando a contextualização de possibilidades e intervenções pedagógicas fundamentadas na utilização da robótica.

Esta é a terceira edição do projeto de extensão, que, neste ano, oferecerá duas formações, cada uma com 20 vagas, permitindo a capacitação de um número ainda maior de educadores na área de robótica. Nas edições anteriores, o projeto já formou cerca de 80 professores. Essa iniciativa reflete o contínuo comprometimento do Câmpus Gravataí com a melhoria da educação, por meio da integração estratégica da tecnologia e da inovação no ambiente de ensino.